segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Viva la Cuba!


Olá gente!! Primeiramente quero desejar um Feliz 2012 para todos e me desculpar pelo sumiço no final do ano... O mês de Dezembro foi extremamente corrido e intenso, precisava deixar tudo certinho para poder gozar dos meus 15 dias de férias com a certeza de que finalizei tudo.
Bom, fato é, estou de volta, com gás total!

Para aqueles que não sabem, fui passar o reveillon em Cuba com amigos.
Durante os 3 meses que antecederam minha viagem a pergunta que mais ouvi foi:
 " vai fazer o quê em Cuba??"
e minha resposta era:
Eu: " vc conhece?"
outros: " não!"
E eu: " tb não! Vou lá conhecer!"

Na verdade, tinha uma noção do que veria por lá, mas não imaginava que teria tantas sensações diferentes em uma só viagem...


Na primeira parte, foi só maravilha!
VARADERO: praia, sol, resort, luxo e conforto. Mas os funcionários, cubanos, já nos alertaram: " isso não é Cuba!".









Depois fomos para HAVANA e foi lá que podemos conhecer a realidade daquele povo.
Uma cidade lindíssima, mas acabada! Tudo caindo aos pedaços... Os imóveis são de uma grandiosidade absurda, as casas parecem castelos, porém, nada é conservado, está tudo um lixo.
Uma dor no coração tomava conta de mim, cada vez que via aqueles lugares e imaginava como teria sido na década de 50... Com certeza, Havana devia ser uma das cidades mais belas do mundo.
O povo cubano é muito alegre, animado e educado. Lá não há analfabetismo e 70% da população tem curso superior... A educação lá é obrigatória, e isso me causou muita "inveja". Porém, como nada é perfeito, depois que se formam, todos tem a mesma chance de crescimento: quase zero! Conhecemos várias pessoas formadas  que não seguem suas profissões devido ao baixo pagamento. Os funcionários do resort nos contaram que ganham 50 dólares por mês!!!!! Quem trabalha no turismo, ainda tem a chance de ganhar gorjeta e por esse motivo, várias pessoas optam por esse ramo, como por exemplo, um taxista que conhecemos que é engenheiro elétrico, mas desistiu de sua profissão para tentar uma vida melhor.
Já ouvi vários discursos a respeito desse tipo de sistema, mas só quem vai até lá, sabe como realmente são as coisas...
A cidade é totalmente escura, a iluminação pública é precária, o asfalto é ruim... a diversão dos jovens, numa sexta a noite, é ficar na praça, escura, pois eles não possuem dinheiro para outro tipo de diversão. Os restaurantes são freqüentados só por turistas, alguns, ficam totalmente vazios... inteiramente preparados, à espera de algum cliente, que na maioria das vezes, não aparece.
Enfim, fiquei muito chocada com o que vi... Nós, os turistas, tratados como reis, e vistos pela população como "et's", pelo menos essa foi minha constante sensação... nós não conseguimos nos misturar no meio do povo, fica sempre bem claro que não somos de lá, pela forma de nos vestir, de nos alimentar, de tudo... e a população, largada, pedindo tudo que é nosso e sem condição de comprar nem ao menos um xampu, que para nós, é um item básico ( presenciei uma cena dessa!).
A verdade é que se eles que passam por isso não se revoltaram até hoje, ao ponto de mudar essa situação, não serei eu que me revoltarei. Sei que também somos vítimas de certos absurdos e também somos coniventes... Cada um tem o que planta!

Mas vamos para o que interessa!!!!

No meio de toda essa loucura, acompanhando o nosso "Guia de Cuba", descobri que os cosméticos de lá são super famosos e bem conceituados.... Comparados com os cosméticos franceses!!! E é claro, que depois que li isso, fiquei louca atrás... Precisava ver com meus próprios olhos, ou melhor, precisava sentir com minha própria pele! Rs!
Segundo o guia, a marca Alicia, da Suchel Camacho, era a mais conhecida e tinha cremes para face, para o corpo e perfume.
Entrei em várias lojas e nenhuma delas tinha, até que no hotel, me informaram que nesse época do ano seria difícil de conseguir pois no final do ano, os turistas compram muito. Mas não desisti... Até que no penúltimo dia, achei!!!!
Quando a vendedora veio me mostrar, pedi para experimentar o tester, mas não existe testers lá... Ela simplesmente abre o pote, " mete o dedão" e passa na nossa mão!!! Terror e pânico.... Que contaminação!!!!!
Mas quando comecei a espalhar o produto, pirei! Que toque maravilhoso, uma cosmética impecável!!!! Realmente incrível!



Comprei o creme para área dos olhos, com própolis ( propriedades anti inflamatórias) e o gel para face e pescoço, com ácido Hialurônico ( atrai a água, dando volume e hidratação)  e lipossomas ( elevada capacidade hidratante e de nutrição da pele).
Pena que não tinha o hidratante corporal,  mas já valeu a pena! As mulheres da minha família, foram presenteadas com cosméticos Cubanos!

Ah!!! Comprei o perfume tambem... Não tem uma fragrância tão boa, mas vale ter, pela lembrança!



Tentei pesquisar mais coisas sobre esses cosméticos, mas não achei nadaaaaaa!
Acho que não acharei para comprar aqui no Brasil, mas caso descubra algo, informo para vcs.

Uma certeza, hoje eu tenho:
Se alguém me contar que irá para Cuba, minha reação não será perguntar o que ela irá fazer lá e sim, vou recomendar a ida e encomendar uns cosméticos!!!! Rs!
Para quem pensava que Cuba se resume em RUN e CHARUTOS.... Cuba manda muito bem na produção de seus COSMÉTICOS! 
Mas como a maioria das coisas por lá.... Isso é um luxo, para turistas!!!

Viva la Cuba e até a próxima!

5 comentários:

  1. Camila, que delícia de viagem!! É isso que eu acho mais importante... ter histórias pra contar. Ter opinião sobre um lugar e suas peculiaridades. Acho muito bacana quando escuto a 'versão' da pessoa sobre uma determinada viagem. Comprar faz parte, mas só isso deixa o passeio meio sem 'sustância', né? Adorei o seu olhar sobre Cuba. Depois mostra as fotos pra gente, tá. beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!!! Pois é, realmente foi uma viagem linda e surpreendente...
    E o mais legal, é ver que no meio de tantas diferenças, no final das contas, agente se acha!
    Vamos marcar um encontro p eu mostrar as fotos.
    Bjos e Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  3. Viva la Cuba, abaixo Fidel!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. É Will!!! Também fui para lá com esse pensamento... mas infelizmente, é muito mais complexo do que imaginamos... é viver para ver o que acontecerá depois da morte de Fidel!!!!
    Abç e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila, parabéns pelas suas observações sobre Cuba, em poucas palavras você disse tudo. Não pude deixar de ver suas observações sobre os cosméticos de lá. Meu filho, 5º anista de Medicina em Havana, chegou de férias neste final de semana e trouxe o Gel Hidratante Alicia com Lipossomas. Ele tem 18 unidades de 50 ml. Caso possa interessar a alguém deixo nossos contatos: nilton@redeexpresso.com.br - (15) 3021-7156 - Sorocaba/SP.

    ResponderExcluir